Caminho pelas Estrelas Follow by Email

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

PROGRAMAÇÃO DO XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES DE 14 A 17 DE NOVEMBRO DE 2019, IÚNA, ESPÍRITO SANTO.


XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES

DE 14 A 17 DE NOVEMBRO DE 2019, IÚNA, ESPÍRITO SANTO.




Em comemoração aos 39 anos do movimento em torno da Trova no Brasil, denominado NEOTROVISMO, a Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPTCTC), em parceria com a Academia Iunense de Letras e apoio da Prefeitura Municipal de Iúna, realizará de 14 a 17 de novembro de 2019 o XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores reunindo na cidade de Iúna, Escritores, Músicos, Artesãos, Artistas Plásticos e Poetas Trovadores de várias Cidades Brasileiras. O evento acontecerá na Praça Vereador Antides Faria, conhecida como Praça do Ginásio de Esportes de Iúna, e irá contar com palestras, lançamento e relançamento de livros, apresentações artísticas, leitura de livros e música. Para os amantes da leitura, haverá espaços para venda de livros de autores de Iúna e região de todo o Caparaó e de Escritores Capixabas e Brasileiros. O evento é totalmente gratuito. Aberto à participação de Estudantes, Professores, Poetas, Escritores e do Povo em Geral. Inscrições gratuitas na hora para os que desejarem depois receber por e-mail o Certificado de Participação. A Cidade de Iúna fica a 188 quilômetros da Capital Vitória.

Local: Tenda Cultural na Praça Vereador Antides Faria, conhecida como Praça do Ginásio de Esportes de Iúna, Região do Caparaó, na divisa de Minas Gerais com Espírito Santo.

     Homenagem Especial - Escritores do Ano: Poeta Almir Zarfeg (Teixeira de Freitas/Bahia); Trovador Matusalém Dias de Moura (Região do Caparaó); Professor Francisco Aurélio Ribeiro (Caparaó) e José Olímpio de Almeida (Iúna).              Homenagem Especial - Escritoras do Ano: Bárbara Pérez (Marataízes); Ester Abreu (Vitória); Marlusse Pestana Daher (São Mateus); Adircilene Lerilda Batista e Silva (Lagoa da Prata/MG) e Maria Rosa Pimentel e Souza (Iúna).

Homenagem de Honra da ACLAPTCTC: Exmo. Senhor Prefeito Municipal, Coronel Weliton Virgílio Pereira.



PROGRAMAÇÃO



14/11/19 – QUINTA-FEIRA.

14h00m – Tenda Cultural na Praça do Ginásio - Início das inscrições para o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Decoração do local. Inauguração do Varal de Poesias. Exposição de pinturas e fotografias com artistas locais. Feira de Comidas Típicas e Artesanato. Inauguração da exposição de Cartões, Canecas e Veículos em miniaturas  do Acadêmico Romero Cesar Siqueira, de Jacaraípe, Serra, ES.

18h00m – Tenda Cultural na Praça do Ginásio - Solenidade oficial de abertura do XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Execução dos Hinos: Nacional, do Estado e de Iúna. Execução do Hino da Academia ACLAPTCTC, Letra e Música do Acadêmico, Edilson Celestino Ferreira. Saudação Inicial pelo Presidente da ACLAPTCTC, Clério José Borges. Saudação aos visitantes pelas Autoridades presentes. Premiação para os vencedores do Concurso Municipal, Estadual e Nacional de Trovas com os temas: Iúna e Humildade; Homenagens a Personalidades Culturais de Iúna e Região do Caparaó 21h30m – Apresentação Musical local. Encerramento.



15/11/19 – SEXTA-FEIRA.

08h00m – Tenda Cultural na Praça do Ginásio - Início das atividades do segundo dia do Congresso. Varal de Poesias. Exposição de pinturas e fotografias com artistas locais. Feira de Comidas Típicas e Artesanato. Exposição de Cartões, Canecas e Veículos em miniaturas do Acadêmico Romero Cesar Siqueira, (Serra, ES). Recepção aos alunos das Escolas do Município. 09:00horasTour pela cidade e interior do município. Lançamento do Concurso Relâmpago de Trovas. Escolha das Sete Maravilhas de Iúna. Informações sobre a votação iniciada em 13/07/2019 e que terminará no dia 16/11/2019, baseada numa lista de 21 pontos turísticos apresentados.

13h00m. Início das atividades do período da tarde. Tenda Cultural na Praça do Ginásio. Exibição do Filme Vídeo “Queimado, Revolta de Escravos no ES em 1849” e palestra sobre o mesmo tema com o Historiador Clério José Borges. 13h30m – Palestra como Editar, Montar e Publicar seu Livro, conforme normas básicas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. 14h00m - Oficina de Criação Poética, (para Adultos e Estudantes), com Albércio Nunes Vieira Machado. 14h30m – Palestra do Acadêmico João Roberto Vasco Gonçalves sobre Preservação de Bens Culturais e Valor das Comendas. 15h00m – Palestra “Tributo a Cecília Meireles”, pelo Acadêmico Luiz Sérgio Quarto; 15h20m – Nomenclatura da Trova, com Roberto Vasco; 15h30m – Apresentação Teatral organizada pela Professora Rosemar Lima de Souza Guedes; 16h00m – “A História de Perigo”, pela professora Mariaura, com base no Livro de Gisa Gomes de Almeida, “Perigo, o Cão Sabido”; 16h30m – Lançamento dos Livros “Sonhos e Bênçãos” e “Causos – Meus pequenos Contos/Crônicas”, do Professor Jacimar Berti Boti, de Colatina, ES. 16h40m – Palestra, A Arte de “Cantar” Histórias. A Arte de contar histórias cantando, pela Acadêmica Sonia Rosseto. 17h00m – Café Caipira. 17h10m - Palestra “Literatura Gaúcha”, com o Professor de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Roque Aloisio Weschenfelder.  18h00m – Intervalo. 19h00m – Seresta dos Trovadores. Ensaio para a Serenata. Concentração na Tenda Cultural na Praça do Ginásio; 20h00m – Serenata dos Poetas Trovadores e Violeiros da Cidade pelas ruas de Iúna, com saída da Praça do Ginásio de Esportes. Participação livre do público em geral. Venha cantar músicas antigas de Serenatas.



16/11/19 – SÁBADO.

09h00m - Tenda Cultural na Praça do Ginásio - Início das atividades do terceiro dia do Congresso. Exposição e Varal de Poesias. 09h15mConcentração na Praça Cel. Osório. Formação das Alas. Acadêmicos com a Veste Talar da Pelerine e medalhas. Faixas de Academias e Faixas com Poesias e Trovas. Traga a Bandeira de sua Cidade. Grupos de Artistas locais. Traga cópias de Poesias e Trovas para distribuição para o povo. 09h30m – Saída da TROVEATA (Desfile dos Congressistas, Poetas e Artistas). Desfile pelas ruas da Cidade da Praça Cel. Osório até o Ginásio de Esportes. 10h30m – Atividades na Tenda Cultural na Praça do Ginásio. Palco liberado para leituras e Declamações. 11h00m – Quiz Cultural. Serão 20 perguntas sobre assuntos de Poesia e Literatura, com brindes e Medalhas para os três primeiros colocados. Participação livre para Estudantes, alunos, Poetas e povo em geral. Perguntas do tipo: O que a Raposa disse para o menino sobre o Amigo? Qual a Escritora que começa um livro com uma Vírgula? Quem é o Rei dos Trovadores?  11h30m – Intervalo. Liberado para visita ao comércio local, com destaque para o setor de confecções.

13h00m – Início das atividades do período da tarde na Tenda Cultural da Praça do Ginásio. Exibição de Vídeos sobre a Cidade de Iúna e sobre as Maravilhas do Caparaó. Bate Papo com os Escritores e Tarde de Autógrafos. Coordenação do Escritor Givaldo Inácio da Silva, Mestre Gil. Escritores convidados, Valsema Rodrigues; Edilson Celestino Ferreira; Albércio Nunes; Roberto Vasco; Gertrudes Greco; Margarida Drumond; Kaká Ramos; Clério José Borges; Ângela Veríssimo; Angelina Jucá Monteiro de Barros; Bárbara Pérez, Madalena Alves Cordeiro da Rocha; Marcos Bubbach; Ercelle d'Alessandro Costa; Jacimar Berti Boti. Palestra “A Poesia da Trovadora Ailsa Alves Santos”, pela Acadêmica Sônia Rosseto; 13h30m – Show Musical e Palestra do Senhor Edmar Henrique da Costa, (Acanhado), com o tema: “Cultura na Roça”. 14h00m - A importância da Professora Terpsichore Felisberto Lacerda, Dona Terpinha, na formação educacional e cultural Iunense. Palestrante: Eurico Eugenio Travaglia, Membro Efetivo da ALC - Academia Literária Castelense. 14h30m - Dinâmica de incentivo a leitura contando a história das mãos. Pela Acadêmica Adircilene Lerilda Batista e Silva, Presidente da Academia de Letras e Artes da Cidade de Lagoa da Prata, Minas Gerais. 14h40m – Palestra “Naturalismo sustentabilidade dos direitos humanitários” e Relançamento do Livro, “Tudo em Transformação”, pelo Acadêmico Edilson Celestino Ferreira. 15h00m – Recital Poético e Declamações com Acadêmicos da Academia Iunense de Letras. Coordenação de José Salotto e Luiz Sérgio Quarto; 15h30m - Lançamento do livro “A Festa da Livre Expressão” e relançamento dos livros: “A Vírgula Assassina” e “Escrita sem Stress” e Recital de poemas de Roque Aloisio Weschenfelder, do Rio Grande do Sul. 15h40m – Dança Sênior para a Melhor Idade, com a Acadêmica Magnólia Pedrina Sylvestre. 16h00m – Recital Poético com Acadêmicos da Academia Teixeirense de Letras, ATL, da Cidade de Teixeira de Freitas, Bahia. Coordenação: Almir Zarfeg e Athylla Borborema; 16h30m – Lançamento do livro de Crônicas "O Homem do Suspensório Preto", da Acadêmica, Val Bernardino, de Barra de São Francisco, ES; Lançamento do Livro da Acadêmica Madalena Cordeiro, de Cariacica, ES, “ABC do Amor”; 16h40m – Palestra da Acadêmica Angela Lino Veríssimo sobre a “Arte de Ler bons Livros”; 16h50m – CONSÓRCIO DE ESCRITORES E POETAS para a publicação de Livros. Palestra Sugestão, da Acadêmica Zenaide Thomes Borges com o tema, “Será possível um Consórcio de Escritores para publicação de suas obras?” 17h00m – Café Caipira.

18:00horas – Solenidade na Tenda Cultural da Praça do Ginásio de Esportes, de homenagens da Academia Iunense de Letras; Proclamação do Resultado do Concurso da Escolha das Sete Maravilhas de Iúna. 19:30horas – Solenidade de homenagens do XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores; 21:00horas – Praça do Ginásio de esportes - Desfile para eleição da Rainha dos Trovadores.



17/11/19 – DOMINGO.

08h00m - Missa em trovas, com texto do Trovador A. A. de Assis e vários Poetas Trovadores. Apresentação dos Poetas com Trovas sobre Paz, Religião e Fraternidade, na Igreja Matriz de Iúna; 10:00horasNa Tenda Cultural da Praça do Ginásio de Esportes – Encerramento do Congresso com a Votação e Aprovação da Carta de Iúna. Informações sobre 2020, o ano dos 40 anos do Neotrovismo, movimento em torno da Trova no Brasil iniciado com a fundação em 1º de Julho de 1980 do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas, hoje ACLAPTCTC. Ratificação do local do próximo Congresso: XVIII Congresso de Poetas Trovadores de 02 a 05 de Julho de 2020, em Conceição da Barra, norte do Espírito Santo. Premiação dos vencedores do Concurso Relâmpago de Trovas. 12h00m - Sítio Toinzé - Confraternização final com declamações, leitura de trovas e muita música. 15h00m Despedidas. Retorno dos Congressistas às cidades de origem.

**************************************

Maiores Informações e Detalhes por E-mail: Roberto Vasco robertovasco@hotmail.com; José Salotto – jsaloto@hotmail.com; Clério José Borges – cj-anna@bol.com.br;  COMO CHEGAR: De Avião chegar no Aeroporto de Vitória (VIX) e ir até Rodoviária e lá embarcar para Iúna. De Vitória para Iúna, embarcar na Rodoviária no bairro Vila Rubim (Santo Antônio). Ônibus da Viação Águia Branca. Valor médio da passagem: R$ 60,00, em três horários: 08h20n; 13h30m; 16h00m. Duração média 4h00m de Viagem. Do Rio de Janeiro e São Paulo ver ônibus direto até Iúna (Viação Rio Doce e Viação Kaissara. Valor médio da passagem: R$ 120,00. Duração 09 horas de viagem). De Belo Horizonte comprar passagem até Ibatiba. Preço médio da passagem: R$ 132,00. Em Ibatiba embarcar para a Cidade de Iúna que fica cerca de 35 minutos, com Preço médio da passagem R$ 10,00. De Carro usar a Rodovia BR 262. ATENÇÃO: A Cidade de Iúna fica a 188 quilômetros da Capital VITÓRIA, praticamente na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. Na Região do Caparaó, (Pico da Bandeira). HOTÉIS – Favor fazer reserva com antecedência de no mínimo 30 dias. Hotel Catuaí. Este Hotel de três estrelas fica menos de 100 metros do local do evento. Rua Raulino Finamore, 10 - Centro, Iúna - ES, 29390-000• Telefone: (28) 3545-1099; Hotel São Judas Tadeu. Este hotel fica em frente à Igreja Matriz e menos de 300 metros do local do evento.  Av. Pres. Getúlio Vargas, 335 - Centro, Iúna - ES, 29390-000• Telefone: (28) 3545-1843; Hotel Beira Rio. Av. Pres. Tancredo Neves - Niterói, Iúna - ES, 29390-000. Telefone: (28) 3545-2544  HASHTAG OFICIAL. Hashtag são palavras-chave (relevantes) ou termos associados a uma informação:  #Iunaes #Iúnaes #Iuna #PicodaBandeira #CongressodePoetasTrovadoresemIuna #IunaCapitalbrasileiradaTrova #Poesia #Trovadores #Trova  #AmorporIuna  #AcademiaCapixabadeLetraseArtesdePoetasTrovadores #FolcloreCapixaba #Turismo #Cultura #AtrovaCapixaba  #NeotrovismoBrasileiro  #Trovadorismo #Literatura  #LiteraturaCapixaba  #Caparaó  #ACLAPTCTC  #ES  #Capixabas  #ES1  #ES2  #FalaEspiritoSanto  #Vitória  #EspíritoSanto  #CTC

DIVULGANDO CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS 2019, NA CIDADE DE IÚNA, ESTADO ESPÍRITO SANTO, BRASIL



Poeta Trovador Clério José Borges - www.clerioborges.com.br

Prezado (a) Senhor (a);
Solicito ampla divulgação do Concurso Nacional e Internacional de Trovas com o tema Iúna, ressaltando as maravilhas e as belezas da Cidade de Iúna, conhecida como terra do Café e localizada na Região do Caparaó, na divisa dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Pede-se enviar até 03 (Três) Trovas até o dia 10 de Outubro de 2019. A Premiação ocorrerá em Solenidade Especial a ser realizada durante o XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, evento de 14 a 17 de Novembro de 2019, aberto a participação de todos artistas, na Tenda Cultural na Praça Vereador Antides Faria, (Praça do Ginásio de Esportes), na Cidade de Iúna, Região do Caparaó, na divi sa de Minas Gerais com Espírito Santo. Evento da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPTCTC), em parceria com a Academia Iunense de Letras e apoio da Prefeitura Municipal de Iúna.


CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS 2019
                                                                                                                                                   & nbsp;                                                                                                                                                                                    
REGULAMENTO. 1 – DOS TRABALHOS. 1.1 – As trovas devem ser inéditas, de autoria do remetente e, cada uma delas deve ser datilografada na face externa de um envelope branco, que deve ser remetido fechado. Dentro de cada envelope, colocar um papel com a identificação: Nome, endereço postal completo, data de nascimento, pequena biografia com data e local de nascimento, e-mail e assinatura. 1.2 – Os envelopes com as trovas devem ser colocados em outro, maior, para a remess a. 1.3 – Máximo de TRÊS trovas lírico-filosófico-humorísticas por concorrente, no tema proposto abaixo exaltando as Maravilhas da Cidade de Iúna, na Região do Caparaó, terra do Café, na divisa entre Minas e Espírito Santo. 1.4 – Serão consideradas as trovas recebidas até 10 de Outubro de 2019. 1.5 – As trovas devem ser remetidas para: 2º Concurso Nacional e Internacional de Trovas de Iúna. A/C Sr. Clério José Borges. Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles – Carapina, 29160 – 280 – Serra/ES. 1.6 – Para efeito deste Concurso entende-se por TROVA, composição poética de apenas uma estrofe, sem título, com quatro versos setessilábicos, ou seja, de sete sílabas poéticas, contada pelo som, rimando o 1º com o 3º e o 2&ord m; com o 4º, ou apenas o 2º com o 4º verso, tendo sentido completo. 2 – TEMA – IÚNA (Palavra de origem Tupi que significa Rio Pardo). Em três categorias: Categoria Estadual: Para trovadores domiciliados no Estado do Espírito Santo; Categoria Nacional/Internacional: Para trovadores domiciliados nas demais cidades do Brasil e Exterior; OBS. – Nas trovas devem constar obrigatoriamente a palavra IÙNA, referindo-se a Cidade localizada na Região do Caparaó. 3 - DA FESTA DE PREMIAÇÃO:  DIA 14 de Novembro de 2019, durante a Sessão Solene de abertura do XVII  CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, que se estenderá com ampla programação de Palestras, Baile, Concurso Relâmpago de Trovas, Performances, Declamações, Oficinas, Serenatas e Missa em Trovas, até o Domingo, no dia 17 de Novembro de 2019. Na impossibilidade do Comparecimento na abertura do evento no dia 14, haverá uma segunda Solenidade Especial no sábado dia 16, com início as 18 horas.  4 - PRÊMIOS - Serão concedidos TROFÉUS para as três (3) melhores trovas classificadas em cada categoria, sendo todas consideradas VENCEDORAS. Do 4º ao 10º lugar serão conferidas Medalhas. Todos os classificados receberão Diplomas de Participação, desde que as Trovas estejam de acordo com o presente Regulamento. Caso o classificado não possa comparecer, o classificado ficará ciente de que para receber o Troféu terá que pagar uma Taxa de Correios no valor de R$ 50,00, podendo ser maior dependendo da tarifa do SEDEX. 5 - DA COMISSÃO JULGADORA. A Comissão Julgadora se rá formada por trovadores de reconhecido mérito, ficando estabelecido que as trovas de âmbito Estadual sejam julgadas por trovadores residentes em outras regiões e Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais) e, as trovas de âmbito NACIONAL/INTERNACIONAL serão julgadas por trovadores da Grande Vitória.  6 - DA COMISSÃO ORGANIZADORA. A Comissão Organizadora está assim constituída: - Clério José Borges – Presidente da ACLAPTCTC; - João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário da ACLAPTCTC. 6.1 – A Comissão Organizadora resolverá os casos omissos e suas decisões serão definitivas e irrecorríveis. 6.2 – As trovas remetidas em desacordo com qualquer item serão eliminadas automaticamente do concurso, sendo que a simples remessa das trovas significa total conhecimento e completa ace itação deste Regulamento. Ao encaminhar seus trabalhos os autores cedem Direitos Autorais para uso da ACLAPTCTC e desde já autorizam a publicação nas Mídias Sociais de fotos e vídeos realizados durante o evento, Congresso de Poetas Trovadores e nas solenidades de entrega de prêmios.
Favor Divulgar PARTICIPE! DIVULGUE! Clério Borges. Presidente da ACLAPTCTC

TEMA IÚNA (Cidade localizada na Região do Caparaó, na divisa entre Minas e Espírito Santo) TROVA é uma composição poética de apenas uma estrofe, sem título, com quatro versos setessilábicos, ou seja, de sete sílabas poéticas, contada pelo som, rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º, ou apenas o 2º com o 4º verso, tendo sentido completo.



Clério José Borges de Sant Anna
Historiador, poeta Trovador Escritor Capixaba
Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC,
antigo CTC - Clube dos Trovadores Capixabas.........
Fundador e Primeiro Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS 
e atual Vice Presidente da ALEAS.
Secretário Geral da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo.
Senador da Cultura representando o Estado do Espírito Santo no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.
www.clerioborges.com.br
www.youtube.com/clerioborges
CONVITE= DE 14 A 17 DE NOVEMBRO DE 2019 = XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES EM IÚNA - ES NA DIVISA ENTRE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO.
EM JULHO DE 2020 = CONGRESSO DE POETAS TROVADORES EM CONCEIÇÃO DA BARRA, NORTE DO ESPÍRITO SANTO...

Picturae - Unlock Your Heritage | Digitizing Solutions

The online tool for arabic calligraphy - eMashq.com