Caminho pelas Estrelas Follow by Email

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Enc: [Mensagens_LunaeAmigos] UM JOVEM TALENTO - Therezinha de Alencar Selem



----- Mensagem encaminhada -----
De: Daspet
Para: Grupo Luna & Amigos  Luna e Amigos MENSAGENS LUNA & AMIGOS  Mensagens Luna e Amigos Forum Grupo  Forum de Cultura MS Grupo Associação Interancional  Associacao Internacional Poetas del Mundo
Cc:
Enviadas: Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012 17:49
Assunto: [Mensagens_LunaeAmigos] UM JOVEM TALENTO - Therezinha de Alencar Selem

 
 
 
 
 
UM JOVEM TALENTO, REINVENTA A ESCOLA
 
 
              Minha vida profissional foi dedicada a Educação, que entendo, como o caminho necessário para o desenvolvimento do indivíduo e das nações. Modernamente a Educação passou a ser assunto de economistas vendo nela uma correlação clara entre a riqueza e a pobreza, na medida do valor que a ela se dá. E quer me parecer que como conceito, sua relevância hoje, é maior do que em tempos passados.
 
              O grande problema do ensino, a parte formal da Educação, de responsabilidade da escola, está nos métodos pedagógicos. Como é que a criança aprende? Esta foi a grande questão que levou Piaget (1896/1980)   a se dedicar a este tema desenvolvendo uma teoria que embasa métodos modernos fundamentados no construtivismo, e é esta mesma questão que leva neurocientistas da atualidade a decobrir, no cérebro humano, áreas a serem mais, ou menos exploradas em fases diferentes de idade dos indivíduos, especialmente na infantil tendo em vista a aprendizagem  e novas abordagens no ensinar.   
 
             Com Heráclito de Efeso, se aprendeu que "Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sempre sobre ti" de tal modo que o pai da dialética, da Grécia Antiga, nos leva a reflexão de que  'tudo flui', 'tudo é movimento'.
 
               Por que tive vontade de voltar no tempo? Creio que pensando nos caminhos percorridos pela escola – desde o tempo em que a criança era entendida como uma miniatura do adulto (Sec XV )  até os dias atuais, quando  a vontade dos pequenos é que conduz as ações dos adultos, pais e professores, que tem a missão de educá-los – e muita água passou por debaixo da ponte.
 
              Acertos e erros foram cometidos e ainda serão, mas no eterno 'movimento' da história, de repente, contrapondo-se a esta escola da modernidade que não sabe mais como fazer para atrair a atenção e o interesse do aluno imerso nas tecnologias atraentes e achando a escola 'um porre', sem atrativos, um local de encontro entre duas categoria antagônicas de pessoas, constituidas 'de quem não está interessado em aprender e de quem não está com paciência e vontade de ensinar', surge um fenômeno, na figura de um professor que justifica a teoria de Heráclito, 'a História não é circular e nem linear, ela é espiralada no horizonte do tempo'.
 
             Estou falando de Sal, o americano Salman Khan, um jovem afinado com Bill Gates, fundador da Microsoft, que atraves de seu Site está iniciando uma revolução na forma de ensinar e de aprender. Com formação na área de exatas, em matemática, computação e engenharia, munido de um tablete ligado a um PC e uma caneta digital, produz vídeos sobre os mais variados assuntos, disponibilizados para quem tiver acesso a  internet – isto é, todo mundo, nos dias atuais.
 
            Tem ele como dogma, frases de incentivo 'vá a essência do problema', 'divirta-se', 'não deixe de aprender' e  seu método – Metodo KHAN, que inclui: simplicidade, em que questões mais complexas são traduzidas em gráficos pra facilitar sua compreensão; exemplos, a partir da vida real; concisão, para que não haja espedício de tempo; avanço seguro, respeitando a verdade de que o conhecimento é cumulativo e sequencial, e porisso deve partir do simples para o complexo; resolução de exercícios, sem o que a aprendizagem não existe; desigualdade, no sentido de que o ritmo de cada aluno deve ser respeitado, e a meritocracia, que reconhece e premia o esforço e o talento de cada um.
 
            O interessante é que seu método não trás nenhuma novidade, pois tudo isto de uma forma ou de outra já foi explorado pelas escolas. Mas é o espiral da história. O rio pode ser o mesmo, mas a água já não é a mesma, portanto, nem o rio. E esta revolução, por meio da internet já atingiu 4 milhões de alunos e agora, vertido para o português, chega ao Brasil e com certeza a falência presumida da Escola, a dos moldes antigos, mudará de rumo, e um novo lampejo de esperança há de renascer em nós também, na multiplicação desta metodologia para que se possa acelerar o desenvolvimento de nossas crianças e jovens, e de nossa Nação.
 
Therezinha de Alencar Selem
Profa. Aposentada UFMS
taselem@oi.com.br
Endereço Virtual:

Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Embaixadora Universal da Paz  - Genebra - Suiça
Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo
www.delasnievedaspet.com.br   - UNESCO  WORLD POETRY DIRECTORY 
www.pantanalms.tur.br      -  UNESCO  WORLD POETRY DIRECTORY 
www.lunaeamigos.com.br  -  UNESCO  WORLD POETRY DIRECTORY 
http://www.delasnievedaspet.com.br/embaixadora_universal_da_paz.htm
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=600
http://br.egroups.com/group/LunaeAmigos
http://br.groups.yahoo.com/group/Mensagens_LunaeAmigos/
http://br.groups.yahoo.com/group/PoetasdelMundo_Brasil/
http://delasnievedaspet.blog.uol.com.br
http://forumdeculturams.delasnievedaspet.com.br/index.html
http://grupobrasilmostratuacara.blogspot.com/




Yahoo! Grupos
.

__,_._,___