Caminho pelas Estrelas Follow by Email

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Fw: CONVITE 13/4/2019_Lançamento da Antologia Poética “CEM POEMAS, CEM MIL SONHOS”_ SESC Palladium BH



----- Mensagem encaminhada -----
De: Starling Consultores Associados <starlingconsultores@gmail.com>
Enviado: ‎quarta-feira‎, ‎3‎ de ‎abril‎ de ‎2019‎ ‎14‎:‎07‎:‎16‎ ‎-03
Assunto: CONVITE 13/4/2019_Lançamento da Antologia Poética "CEM POEMAS, CEM MIL SONHOS"_ SESC Palladium BH



Convite_CEM POEMAS_Capa Face.png



Lançamento da Antologia Poética "CEM POEMAS, CEM MIL SONHOS: Homenagem aos 50 anos da Passeata dos Cem Mil: maior manifestação popular contra a Ditadura Militar no país"

 

A PASSEATA DOS CEM MIL foi uma manifestação popular contra a Ditadura Militar no Brasil. Organizada pelo movimento estudantil, em  junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira.

 

Prisões e arbitrariedades eram as marcas do governo militar frente as crescentes manifestações dos estudantes contra a ditadura que se instalara no país, em 1964. A repressão policial atingiu seu apogeu em março de 1968, com a invasão do restaurante universitário "Calabouço", onde os estudantes protestavam contra a elevação do preço das refeições. Durante a invasão, o comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, matou o secundarista Edson Luís de Lima Souto, de 18 anos, com um tiro à queima roupa no peito.

 

Diante da repercussão negativa deste e outros episódios, o comando militar acabou permitindo uma manifestação estudantil. Logo pela manhã de 26 de junho, os participantes da passeata já tomavam as ruas da Cinelândia, no centro da capital; A marcha começou às 14h, alcançando rapidamente cerca de 100 mil pessoas. Foi uma das maiores e mais expressivas manifestações populares da história republicana brasileira.

 

Tendo à frente uma enorme faixa, com os dizeres: "Abaixo a Ditadura. O Povo no poder", a passeata prosseguiu, durante três horas, encerrando-se em frente à Assembleia Legislativa, sem conflito com o forte aparato policial que acompanhou toda a manifestação.

 

Em homenagem  a estes 50 anos (1968-2018), a antologia poética  CEM POEMAS, CEM MIL SONHOS, reuniu dezenas de poetas brasileiros, de várias gerações, além de entrevista inédita com o principal líder estudantil da época, Vladimir Palmeira.

 

Com o lançamento, sem cunho partidário, o Selo Editorial Starling contribui com importante registro histórico para esta e as futuras gerações.

SERVIÇO                                                                                                                                                                            

Lançamento da Antologia Poética "CEM POEMAS, CEM MIL SONHOS" - Homenagem aos 50 anos da Passeata dos Cem Mil: maior manifestação popular contra a Ditadura Militar no país"

DATA: 13/4/2019 (sábado)       

HORA: 15h00 às 19h00

 

LOCAL: SESC PALLADIUM - Av. Augusto de Lima, 420 - Centro, BH/MG

 

ENTRADA FRANCA: livros a R$ 28,00 o exemplar.



--

Rodrigo Starling

Sócio-Diretor


Starling Consultores Associados (SCA)

+55 (31) 9 9292-9805 (Whatsapp)

linkedin.com/in/rodrigo-starling-b66a3025

facebook.com/rodrigo.starling.77    

starlingconsultores@gmail.com

skype: rodrigo.starling1