Caminho pelas Estrelas Follow by Email

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Fw: STEPHEN DEAN . REHEARSAL WITH PROPS . ABERTURA SÁBADO 09.02.2019



----- Mensagem encaminhada -----
De: Casa Triângulo 
Para: "odenir.ferro@yahoo.com.br" <odenir.ferro@yahoo.com.br>
Enviado: ‎quarta-feira‎, ‎6‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2019‎ ‎12‎:‎29‎:‎21‎ ‎-02
Assunto: STEPHEN DEAN . REHEARSAL WITH PROPS . ABERTURA SÁBADO 09.02.2019

 


STEPHEN DEAN . REHEARSAL WITH PROPS

ABERTURA: SÁBADO 09.02.2019 DAS 14H ÀS 18H
DE 11 DE FEVEREIRO A 16 DE MARÇO DE 2019 . SEGUNDA A SÁBADO DAS 10H ÀS 19H


Ladder sculpture detalhe . vidro dicróico e alumínio


Casa Triângulo tem o prazer de apresentar Rehearsal with props, a terceira exposição individual de Stephen Dean na galeria.

Stephen Dean é um artista multimídia Franco-Americano que trabalha principalmente com aquarelas, vídeos e instalações. Suas obras baseadas no tempo evocam aproximações à cor que remetem à fisiologia e à antropologia. Trabalha frequentemente a partir de formas ou eventos preexistentes, deixando em relevo a imediaticidade da cor, e sua habilidade de preceder a linguagem e os códigos culturais. De modo exploratório, seus trabalhos, contemplativos e imersivos, tratam o espectro cromático como um tema espacial e social.

Em sua terceira exibição na galeria Casa Triângulo, intitulada Rehearsal with props (Ensaio com acessórios), Dean apresentará trabalhos em vidro dicróico e aquarela que continuam a expandir os limites da cor ao entrelaçar as noções de transparência e duração. Interessado nas características conceituais e perceptivas do vidro, o artista utilizou o material ao longo de toda a sua carreira. Vidro, para Dean, encarnado em suas qualidades de reflexibilidade, transparência e mutabilidade fluida, realça a transitoriedade temporal do mundo observado.

Na galeria, sua famosa escultura Ladder, uma escada sem base fixa com painéis de vidro dicróico, ao mesmo tempo reflexivos e translúcidos, parece estar em constante estado de transformação. A obra é uma escultura para além de si. Vista de perto, percebe-se densidade e saturação estranhas. Mesmo sua estrutura, toda preta, muda de tonalidade. Quando vista mais de longe, a obra se espalha no ambiente deixando difícil distinguir suas reflexões, suas projeções e suas sombras.

Na série Atlas, Dean apresenta uma espécie de sintaxe quebrada, justapondo elementos de vidro e aquarelas. Pintadas em papel de cigarro, essas pequenas obras transmitem uma sensação de imediatismo enquanto retratam fenômenos naturalmente etéreos. A simplicidade do resultado de suas obras desmente o fato de que o artista opera de maneira sofisticada e precisa, variando de movimentos suaves a gestos bruscos, nunca revelando o quadro por completo.

"As obras de Dean lidam de modo abstrato com o espaço, tanto geográfico quanto conceitual. O que conecta sua série é uma combinação de identificação comunal e especificidade no contexto das condições técnicas que nos cerca."

Sara Reisman, diretora da Rubin Foundation, Nova Iorque.

Exposições coletivas incluem: The World's Game, no Pérez Art Museum, Miami; Shock of the News, no National Gallery of Art, Washington D.C.; Les Maitres du Désordre, Musée du quai Branly, Paris; Double Down: Two Visions of Las Vegas, San Francisco Musem of Modern Art; Mouth Open, Teeth Showing: Major Works from the True Collection, Henry Art Gallery, Seattle.

Dean também participou de inúmeras bienais. Entre estas estão a Whitney Biennial, a Seville Biennial, a Istambul Biennial, a 51st Venice Biennial, a SITE Santa Fe Biennial e a Moscow Biennial. Suas instalações, esculturas e obras em papel podem ser encontradas nas coleções permanentes do Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque; do Whitney Museum of Art, Nova Iorque; da National Gallery of Art, Washington D.C.; da Fond National d'Art Contemporain, Paris; e da Fundacion Jumex, Cidade do México.

Em 2017, a Percent for Art/New York City Department of Cultural Affairs comissionou ao artista uma instalação permanente de 23 metros intitulada de Crosswords, para a parede de uma escola pública no Brooklyn. Em 2018, recebeu o prêmio Peter S. Reed para arte de mídia mista. Em março de 2019, Dean apresentará a instalação Enigma of Arrival nas vitrines da Hermès, no Shopping Iguatemi.


    

mais informações:
info@casatriangulo.com
 
Casa Triângulo, Rua Estados Unidos 1324, São Paulo, Brazil