Caminho pelas Estrelas Follow by Email

sexta-feira, 23 de março de 2018

À IMORTAL: LYGIA FAGUNDES TELLES Autor: Odenir Ferro







À IMORTAL: Lygia Fagundes Telles
Autor: Odenir Ferro



Se tornou muito agradável para mim, estudar a Obra desta grandiosa e talentosa escritora.

E, evidente! Através dos contos, da desenvolturas dos personagens, da narrativa e tramas desenvolvidas dentro do enredo dos textos, inclusive a densidade amorosa e poética contida explícita – ou de formas subjetivas – na composição linear da estrutura do livro o qual se estende a toda uma valiosa e preciosíssima Obra Literária, na qual podemos viajar no tempo onde a escritora viveu, e deixou-nos este maravilhoso legado artístico construído por palavras claras, através de linhas objetivas, demonstrando-nos artisticamente, toda a elaboração de momentos – através dos quais, a escritora, com todos os seus mais minuciosos detalhes de primorosa riqueza – soube ser a maestrina, e com a sua batuta (aqui, no caso, o teclado da máquina de escrever) soube traduzir-nos os seus inumeráveis sentimentos e ressentimentos, através dos seus contos, ambientados dentro da sua época, relatando-nos, através da ficção, a realidade de um momento, ou aliás, de vários momentos (e, desta forma, imortalizando-os) dentro de um ambiente pregresso, onde podemos nos deparar, nos confrontar com uma realidade quase, ou inexistente nos nossos dias atuais.

Todos os valores humanos de décadas passadas, eram muito valiosos! Desde os sentimentos, até a cultura, onde as tradições, os bons costumes, a linguagem, a religiosidade, o respeito mútuo, eram valores riquíssimos...

É notável, inclusive: o clima, mesmo dentro deste nosso Brasil tropical, funcionava como se um verdadeiro, genuíno e autêntico relógio suíço fosse...

- Quando estou no Gabinete de Leitura Lenyra Fracarolli, situado num prédio antiquíssimo, no centro da cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo, Brasil – o qual, foi visitado pelo Nobre Rei Dom Pedro, enfim, um prédio no qual respiramos Cultura, e é um enorme prazer estar podendo falar um mínimo sequer do que penso e sinto deste tão tradicional prédio histórico que é o nosso Gabinete de Leitura, que está no centro, no coração da nossa querida Cidade Azul que é Rio Claro (o codinome Cidade Azul, é porque a nossa cidade tem um céu e um azul lindíssimo e um ar limpíssimo) e, mas bem:

- Desculpem-me! Estou voltando ao foco dos meus objetivos: frequento o Gabinete de Leitura, desde os meus quinze, dezesseis anos de idade (old long time ago...! Kkk) – e me parece que foi ontem, mas todos nós sabemos – é inegável, a dinâmica da Vida é o que nos se mostra e se nos passa veloz – mas tenho um orgulho pessoal, o qual desejo torna-lo público:

- Aos dezesseis anos de idade, li toda a Obra Espírita de Allan Kardec, e isto, dentro dos meus conflitos individuais e socioculturais, me ajudou muito na época – e, daí então, não parei mais, e hoje em dia, quando chego numa estante da Biblioteca, ao pegar um livro para ler, sigo os seguintes critérios pessoais:

- Vou no início, instintivo. Escolho por empatia, pelo título. Seleciono de forma visual, uns seis títulos. Depois, elimino consciente ou inconsciente, três. A seguir, foco os meus sentimentos entre o título e o autor ou autora. Daí então vou ler as orelhas de capa, para conhecer sobre a obra, mas o que, principalmente, mas me interessa é o PHD e a Bagagem Literária e Histórico de Vida Pessoal da Autora ou do Autor. E, enfim, por último, vejo o número de páginas. E decido se vou leva-lo ou não. Muitos escritores e escritoras, muitos enredos (dramáticos ou não) me fizeram desabar em choros de tristeza ou felicidades extremas...!

- Se torna inenarrável para mim, Odenir Ferro, dentro da minha humilde densidade cognitiva em que vivo – poder falar dos NOBRES E NOTÁVEIS ESCRITORES E ESCRITORAS:

- Mas, o que posso dizer – creio eu – TODOS ELES, POR AMOR INCONDICIONAL AOS DESTINOS DA HUMANIDADE, QUISERAM DEIXAREM GRAFADOS (Por Amor, pura vaidade pessoal, ou não...!? Ou Tudo o que for, dentro da individualidade existencial humana e pessoal de cada qual... Grandes Figuras Humanas e Personalidades Notáveis que foram, e, Imortais os são, estão e serão, dentro da Cultura Brasileira...!) A TRANSCENDENCIA DOS INCÓGNITOS INFINITIVOS DA VIDA REGENTE ATRAVÉS DOS MISTÉRIOS DE DEUS, NESTES MARAVILHOSOS LEGADOS IMPRESSOS, DE PURA LINEARIDADE DO AMOR:

- INCLUSIVE, ESTE MARAVILHOSA E EXCEPCIONAL MULHER:

- LYGIA FAGUNDES TELLES (DEUS A ABENÇÕE NA ETERNIDADE...!) OBRIGADO POR TUDO, MINHA QUERIDA LINDA:

- PRINCIPALMENTE PELO LIVRO OITO CONTOS DE AMOR!



LINCKS DE MINHA APRESENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM RESENHAS



Odenir Ferro, Escritor, Poeta, Embaixador Universal da Paz! Embajador del Idioma Español, Título concedido por La Fundación César Egido Serrano e El Museo de La Palabra. Blogger do autor: http://www.odenirferrocaminhopelasestrelas.blogspot.com











Nenhum comentário: