Caminho pelas Estrelas Follow by Email

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Enc: Newsletter Biblioteca a (va)Ler nº40



----- Mensagem encaminhada -----
De: Divulgação - Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Para: Odenir Ferro <odenir.ferro@yahoo.com.br>
Enviadas: Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012 15:17
Assunto: Newsletter Biblioteca a (va)Ler nº40
BMFC
Newsletter 40
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, actividades e novidades da Biblioteca Municipal Ferreira de CastroMarço 2012


Avisos   

Bebéteca para Pais | Alteração da data da sessão
25 Fevereiro 2012 | Primeiros socorros nos bebés | Inscrição prévia gratuita
Avisamos os nossos leitores que a sessão do mês de Fevereiro da "Bebéteca para Pais: Primeiros socorros nos bebés", prevista para o dia 11 de Fevereiro, será realizada no dia 25 de Fevereiro. Esta sessão formativa, que vai ser orientada por Sandra Martins, enfermeira da área da pediatria e obstetrícia, visa ajudar os pais a lidar com as situações de emergência e responder às questões expostas.


Destaques...   

Correntes d' Escritas
23» 25 Fevereiro 2012 | Póvoa de Varzim
A Póvoa de Varzim acolhe a XIII edição do Correntes d'Escritas. Trata-se de um encontro de escritores de expressão ibérica dirigido a todos aqueles que gostam de ler. Estão confirmados para este evento cerca de meia centena de escritores, professores universitários, editores, tradutores e jornalistas portugueses, brasileiros, espanhóis e de outros países da América Latina que trazem histórias para contar, emoções para transmitir, gargalhadas para partilhar.
Bebéteca para Pais - Pais VS Casal VS Profissional: O impacto de ser pai/mãe na vida conjugal e profissional
10 Março 2012 | 10h30 | Inscrição prévia gratuita
No mês de Março, a sessão da Bebéteca para Pais tem como tema a relação e o impacto que existe em ser pai ou mãe, quer na vida quotidiana, quer na vida do casal ou na actividade profissional. Esta sessão formativa vai ser orientada pela psicóloga Wendy Silva e visa ajudar os pais a lidar com estas situações e responder às questões expostas.Esta iniciativa visa complementar o programa da Bebéteca-Bê de bebé e tem como objectivo formar e informar pais, futuros pais, educadores sobre diversas temáticas e problemáticas da infância.

Programa de Formação em Informática
Iniciação à Informática | 15 Fevereiro» 4 Abril 2012 | 10h15» 12h15 | Inscrição prévia gratuita
A formação em iniciação à informática pretende proporcionar aos reformados do município a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos ao nível da informática na óptica do utilizador. Esta iniciativa, que tem a duração de 16 h, decorre no âmbito da promoção de actividades educacionais e de convívio destinadas a reformados num contexto de formação ao longo da vida.Datas da Formação: 15, 22, 29 Fevereiro, 07, 14, 21 e 28 Março, 4 Abril 2012
Pesquisa no Catálogo BMFC | 27 Março 2012 | 10h15 | Inscrição prévia gratuita
A Biblioteca Municipal está a promover, mensalmente, uma acção de formação com vista à aquisição de conhecimentos para a utilização das ferramentas de pesquisa do seu catálogo. Este mês, a sessão será no dia 27 de Março, pelas 10h15 e terá a duração de duas horas. Inscreva-se!


Aconteceu na Biblioteca    

II Concurso Concelhio de Leitura
No passado dia 31 de Janeiro de 2012, as escolas do municipio deram início à realização das provas da 1.ª fase do II Concurso Concelhio de Leitura. Nesta 1.ª fase participaram 930 alunos, dos quais foram apurados 15 participantes, sendo que 7 são do 1.º ciclo e 8 do 2.º ciclo. O II Concurso Concelhio de Leitura, que resulta de uma parceria da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro com os Agrupamentos de Escolas de Loureiro e de Pinheiro da Bemposta, é dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclos e pretende promover e estimular a prática da leitura e interpretação literária, dando a conhecer obras de literatura e seus escritores. Consulte os vencedores da 1.ª fase aqui.


Actividades - Março 2012    

Ciclo de Exposições Documentais Temáticas: Leituras sobre...
Março 2012 | Horário da BMFC | Poesia: Poetas e poetizas do mundo
Para dar seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas "Leituras sobre...", durante o mês de Março está patente ao público uma exposição intitulada "Poesia: Poetas e poetizas do mundo". Esta exposição tem como objectivo divulgar do acervo documental da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro sobre esta temática.
Contos com Obra
O programa Contos com Obra permite às crianças do Município de Oliveira de Azeméis trabalharem o conto em grupo e de forma activa, uma vez que após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na realização de uma actividade artística ou lúdica sobre a obra lida. Para esta actividade são frequentemente utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.
Programa Jardins de Infância | Inscrição prévia
01, 08, 15, 21 e 29 Março 2012 | 10h00
Conto: "Pablo, o Pintor" | Oficina: pintura de quadros como no clube de arte da avenida dos cascos.
Programa escolas EB1 e ATL's | Inscrição prévia
06, 13, 21 e 27 Março 2012 | 10h00
Conto: "Totó duas vezes totó" | Oficina: produção de pedrês.

Programa Famílias | Entrada livre
17 Março 2012 | 15h00
Conto: "Pimpona, a galinha tonta" | Oficina: realização de galinha.
Bebéteca-Bê de Bebé
Com o objectivo de sensibilizar os pais, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança, a biblioteca criou o programa de leitura para a 1ª infância. Um espaço de aprendizagem activa para bebés que, acompanhados pelos pais ou outros familiares, iniciam a sua caminhada para a leitura.
03 Março 2012 | 10h30 | Letras Sentidas: Sentir a Primavera, Árvore e Água | Inscrição prévia gratuita
Desenvolvimento de actividades de leitura com estímulos sensoriais e de reconhecimento das texturas através da exploração das imagens de livros que abordam a Primavera e suas particularidades.
17 Março 2012 | Letras à Solta: Bêabá das Cores | Entrada livre
Desenvolvimento da apetência para o livro através da promoção de actividades de nomeação e de identificação das cores.
31 Março 2012 | Letras Sonoras: Os Sons dos Transportes | Inscrição prévia gratuita
Estimulação do sentido auditivo através da realização de actividades lúdicas que fomentam a exploração do tema, desenvolvendo desta forma a apetência para a leitura.
Oficina do Anis Estrelado
Destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade, este programa consiste na realização de oficinas temáticas. 03 Março 2012 | 10h30 | Oficina de pintura com dedos de um Anis Estrelado gigante. 17 Março 2012 | 10h30 | Oficina de colagem de papelitos multicolores. 31 Março 2012 | 10h30 |Oficina de criação de carimbos e de carimbagem de letras e números.


Semana da Leitura 2012
05» 09 Março 2012
Para assinalar a Semana da Leitura 2012, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, numa parceria com as bibliotecas escolares do município de Oliveira de Azeméis, desenvolve um conjunto de actividades de sensibilização para a importância da leitura ao longo da vida. A temática escolhida para a edição deste ano em Oliveira de Azeméis é a banda desenhada e as actividades serão desenvolvidas tendo por base este género literário.A Semana da Leitura é uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura e tem como objectivo incentivar o hábito de ler entre os portugueses, contribuindo assim para uma maior literacia.
VIII Feira do Livro de Cucujães
13, 14, 15, 16 e 20 Março 2012
À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro colabora com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães na dinamização de sessões da Hora do Conto durante a Feira do Livro organizada por essa entidade.
Gerações Cruzadas
13 e 27 Março 2012 | 14h30 | Saqueia o Poema
Nesta atelier, jovens e idosos celebram o Dia Mundial da Poesia (21 Março) através da leitura de poemas surpresa, sobretudo de autores portugueses. Esta iniciativa visa fomentar o conhecimento sobre a herança cultural e apoiar a tradição oral através da estimulação da criação artística em idade sénior e do combate ao isolamento, integrando, sempre que possível, crianças e jovens num espaço intergeracional.
Estendal Poético AMP
21»31 Março 2012
Para assinalar o Dia Mundial da Poesia (21 Março), a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e as bibliotecas pertencentes à Área Metropolitana do Porto (AMP) realizam uma exposição de poesias denominada "Estendal Poético". Esta exposição está patente ao público até dia 31 de Março de 2012.
Abril Livros Mil | Estafeta de Leituras
21 Março» 21 Abril 2012
Com o intuito de promover o livro, a leitura e a tradição oral, no ano de 2008 a biblioteca "arrancou" com a "Estafeta de Leituras", uma iniciativa que consiste num circuito itinerante onde são dinamizadas sessões de leitura em várias instituições do município de Oliveira de Azeméis.Depois de definir o itinerário, num circuito que começa na Biblioteca Municipal e que encerra num Serão de Contos, instituições participantes recebem contadores e dinamizam sessões de leitura nas suas instalações, escolhendo o próprio conto e utilizando a forma de contar que consideram ser a mais adequada.Inscrições abertas até dia 13 De Março de 2012!
XIII Concurso de Poesia Agostinho Gomes
21 Março» 31 Maio 2012
Para assinalar o Dia Mundial da Poesia (21 de Março), a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, promove a abertura do XIII Concurso de Poesia Agostinho Gomes, uma homenagem ao poeta Agostinho Gomes e simultaneamente um estímulo à escrita de poesia.Os trabalhos a concurso poderão ser entregues entre os dias 21 de Março e 31 de Maio na biblioteca municipal, enviados pelo correio ou para o e-mail concurso.agostinhogomes@bm-ferreiradecastro.com.
Zona Jovem
24 Março 2012 | 15h00
Com o objectivo de criar espaços e ambientes que possibilitem o encontro, a reunião e o convívio entre jovens, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro realiza mensalmente o "Zona Jovem". Neste espaço, desenvolvido em torno da leitura e da informação, são realizados ateliers diversos com a presença de convidados que abordam as temáticas propostas.
Abril Livros Mil | Histórias de Pijama e Jantar com Livros
30 e 31 Março 2012 | 19h30 às 09h00
Pelo quinto ano consecutivo, a biblioteca volta a realizar mais uma noite mágica de "Histórias de Pijama", em que crianças entre os 8 e os 12 anos de idade podem passar uma noite divertida na biblioteca por entre livros e estórias animadas. Depois de montar acampamento na sala polivalente da Biblioteca Municipal haverá actividades e estórias fantásticas para partilhar que este ano inclui um majestoso "Jantar com Livros".Inscrições abertas até dia 28 de Março de 2012!
Caixeta do Livro e da Letra
» 21 Abril 2012
As Caixetas do Livro e da Letra continuam a percorrer as freguesias oliveirenses, este projecto é um programa de leitura autónoma e itinerante, em que caixetas percorrem as casas de famílias oliveirenses.19 Caixetas, uma por cada freguesia do Município de Oliveira de Azeméis, transitam de família em família, sendo que a família que a acolhe volta a entregá-la a outra durante o fim-de-semana seguinte. As caixetas regressam à biblioteca municipal no próximo dia 21 de Abril, durante o Serão de Contos, encerrando assim a 1.ª edição deste projecto.Não deixe de participar!
Projecto + Folclore
» Junho 2012 | Horário de funcionamento da BMFC
O Projecto + Folcolore é uma iniciativa que fomenta a dinamização de saraus e de exposições com vista a dar a conhecer a cultura popular musical, os seus usos, sonoridades e danças. Deste modo, pretende-se promover as Associações Folclóricas Oliveirenses e aproximar a comunidade, em especial aos jovens, a esta cultura tradicional popular.
Bibliomóvel - Biblioteca leva livros à população mais isolada do concelho
O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» está novamente acessível aos habitantes mais isolados do concelho de Oliveira de Azeméis. O serviço, com recurso a uma carrinha móvel equipada, leva leituras a zonas rurais e com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. A iniciativa tem como objectivo combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.
Viagens do Dr. Marcolino e da Boneca Caracoleta | Programa de leitura do Bibliomóvel
Com início no mês de Março, este projecto visa a dinamização do serviço Bibliomóvel através da realização de duas actividades para públicos-alvo distintos. A "Boneca Caracoleta" propõe sessões de hora do conto e actividades complementares para crianças dos jardins-de-infância e escolas básicas e o programa "Dr. Marcolino" promove dinâmicas de grupo para os seniores dos lares e centros de dia do município. Março | Boneca Caracoleta | Conto: "O que eu quero ser..." | Actividade: realização de fantoche de dedo.Março | Dr. Marcolino | Actividade: vamos musicar.
Visitas a (va)Ler
Quartas-feiras | 9h30 às 12h30 | Incrição prévia
Todas a quartas-feiras a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços com o objectivo de interagir com a comunidade. Este programa pretende promover o contacto com as normas de utilização dos serviços e divulgar o potencial de informação e recursos que todos os leitores podem encontrar na biblioteca municipal.


Sugestões de leitura - Novidades    


Título: Como Deus mandaAutor: Niccolò AmmanitiAssunto: Literatura estrangeira -- romanceCota: FG LE(R) AMMA-N. com"Cristiano tem treze anos e uma vida bem longe da perfeição. Quando o seu pai e dois amigos engendram um plano para assaltarem um banco, Cristiano vê nisso a possibilidade de uma vida melhor. Mas as coisas não correm bem. Numa apocalíptica noite de tempestade, o papel desempenhado por cada uma das personagens irá desencadear consequências terríveis."
Texto extraído da sinopse da obra "Como Deus manda"

Título: Minha querida InêsAutor: Margarida Rebelo PintoAssunto: Literatura portuguesa -- romance históricoCota: FG LP(RH) PINT-M. min"Minha Querida Inês é fruto de investigação histórica misturada com a paixão de Margarida Rebelo Pinto por mulheres fortes, cuja presença sempre foi uma constante nas suas obras. A Inês aqui retratada é uma mulher corajosa e apaixonada que fala sem pudor da sua vida íntima e da sua visão do amor, da família, de Deus e do mundo. Inês morre por amor. Se foi " a ruça que queria roubar o reino", ou apenas vítima de uma intriga política, nunca saberemos. A Inês que aqui fica é uma mulher inteira, de carne e osso, com cabeça, coração e estômago, que sente e que pensa à frente da sua época e, por isso mesmo, sábia e intemporal."
Texto extraído e adaptado da sinopse da obra "Minha querida Inês"

Título: Fumo azulAutor: Nora RobertsAssunto: Literatura estrangeira -- romanceCota: FG LE(R) ROBE-N. fum"O incêndio que destruiu o negócio da família da jovem, Reena Hale mudou a sua vida para sempre. Vizinhos e amigos ajudaram os Hale a reconstruir o que perderam, mas ao testemunhar a beleza destruidora do fogo, Reena decide dedicar-lhe a sua vida. Mas ela não é a única a sentir-se fascinada pelas chamas. Há mais alguém seduzido por esse poder, alguém obcecado não só em conquistar o fogo, mas em o usar para uma vingança brutal."
Texto extraído da sinopse da obra "Fumo azul"

Título: Amigas para sempre: quatro mulheres, quatro segredos, quatro vidas em busca da felicidade Autor: Fátima LopesAssunto: Literatura portuguesa -- romanceCota: FG LP(R) LOPE-F. ami"Ana, Joana e Raquel reúnem-se para comemorar os 40 anos de Carla. Mas o que se esperava ser, apenas, um jantar de aniversário animado entre amigas, cedo se transforma numa noite emocionante, onde se vão revelar segredos há muito escondidos e fazer descobertas surpreendentes que irão transformar para sempre as vidas de cada uma destas mulheres. Depois desta noite, Ana, Joana, Raquel e Carla não voltaram a ser as mesmas. Mas a amizade que as une vai-se tornar mais forte e sincera do que nunca."
Texto extraído da obra "Amigas para sempre: quatro mulheres, quatro segredos, quatro vidas em busca da felicidade"

Título: Abrunhosa Comité Caviar: coliseuAutor: Pedro Abrunhosa, Comité CaviarAssunto: Música PortuguesaCota: FA(A) 785.1OP ABRU-P. abr"Pedro Abrunhosa tem sido um dos mais produtivos artistas nacionais no último ano. Desde que editou o seu mais recente álbum Longe, o compositor já deu mais de 100 concertos em Portugal.Para além de todos os sucessos incluídos nesse álbum, o alinhamento deste concerto passou também pelos grandes clássicos da discografia de Pedro Abrunhosa. Neste concerto, Abrunhosa contou ainda com algumas participações especiais com destaque especial para a subida ao palco de Rui Veloso."
Texto extraído e adaptado de [fnac.pt]

Título: Um político assume-se: ensaio autobiográfico político e ideológicoAutor: Mário SoaresAssunto: BiografiasCota: FG 929 SOAR-M. pol"Vivi e acompanhei intensamente quase todo o contraditório e complexo século XX e este começo incerto e tão problemático do atual. É uma reflexão sobre esse longo e conturbado caminho, com altos e baixos, acertos e desacertos, vitórias e derrotas, ao serviço do Povo Português, a que me honro pertencer, que vos ofereço neste livro: uma espécie de autobiografia política e ideológica, orientada por valores humanistas e princípios éticos e políticos, que nunca abandonei."
Texto extraído do prefácio "Um político assume-se: ensaio autobiográfico político e ideológico"

Título: Príncipe sovinaAutor: [ed. comercial] Lazy Town EntertainmentAssunto: Filme - AnimaçãoCota: FV(I) 1 pri"Série reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Plataforma contra a Obesidade como transmissora de hábitos alimentares saudáveis.(Vencedora de um prémio BAFTA em 2006) LazyTown é uma divertida série que combina actividade física, música e comédia em animadas histórias que, ao entreter transmitem mensagens de vida saudável.Com os heróis de LazyTown as crianças vão-se sentir motivadas a tomar decisões saudáveis, seguindo três regras essenciais: divertir-se, comer de forma saudável e dormir bem."
Texto extraído e adaptado de [fnac.pt]

Título: Este livro pertence ao Aye-AyeAutor: Richard ByrneAssunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contarCota: FI LE(LC) BYRN-R. est"A Professora Veado que eleger o animal mais prestável da sua turma e tem um prémio para o vencedor... Mas há quem não faça jogo limpo. Nesta história de Bons, Maus e Fofinhos é o Aye-Aye que conquista o teu coração."
Texto extraído da obra "Este livro pertence ao Aye-Aye"

Título: A magia das rimasAutor: Ondina SantosAssunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contarCota: FI LP(LC) SANT-O. mag"Entra neste mundo mágico de fantasia e imaginação. Fecha os olhos e viaja nestes trilhos encantados onde há sempre um poema ao virar de cada esquina. Deixa-te levar por caminhos cheios de palavras encantadas. Sente a magia dentro de ti."
Texto extraído e adaptado da sinopse da obra "A magia das rimas"

Título: O gang dos tubarõesAutor: realizado por Vicky Jenson, Bibo Bergeron, Rob LettermanAssunto: Filme - AnimaçãoCota: FV(I) 1 JENS-V. gan"Óscar, um modesto esfrega-línguas na Lavagem Automática de Baleias do bairro, transforma-se num improvável herói ao contar uma monumental mentira. Para manter o seu segredo, Óscar emparceira com um introvertido tubarão vegetariano, Lenny e os dois tornam-se os mais estranhos amigos de sempre. Quando a sua mentira começa a ser descoberta, cabe à sua leal amiga Angie e a Lenny ajudá-lo a enfrentar o mais temido tubarão da região e a encontrar o seu verdadeiro lugar no recife."
Texto extraído e adaptado de [fnac.pt]

Título: O pequeno monstroAutor: realização Joe DanteAssunto: Filme - Acção / AventuraCota: FV(J) 10 DANT-J. peq"Nunca lhe dês banho. Mantém-no afastado da luz forte. E, não importa o quanto chora, nunca, mas nunca, lhe dês de comer depois da meia-noite. São estas as instruções que acompanham o novo animal de estimação que o jovem Billy Peltzer recebe de presente. Mas mal sabe Billy a carga de trabalhos que a adorável criatura lhe vai trazer!"
Texto extraído e adaptado de [fnac.pt]

Título: Cruz de ossosAutor: Patricia BriggsAssunto: Literatura estrangeira -- romance de aventurasCota: FJ LE(RA) BRIG-P. cru" (...) um lugar onde bruxas, vampiros, lobisomens e seres feéricos vivem lado a lado com os humanos. Só uma mulher invulgar como Mercy Thompson poderia sentir-se em casa num lugar assim. Ainda a curar-se, tanto no espírito como no corpo, dos brutais acontecimentos ocorridos recentemente na sua vida, Mercy Thompson está longe de poder baixar a guarda. Agora é a rainha dos vampiros, a temível Marsilia, que está furiosa por descobrir que Mercy não só matou um vampiro como também oculta uma identidade secreta ameaçadora para os da sua espécie..."
Texto extraído e adaptado da sinopse da obra "Cruz de ossos"

Título: Diário secreto do Pequeno PolegarAutor: Philippe LechermeierAssunto: Literatura estrangeira -- diáriosCota: FJ LE(CB) LECH-P. dia"«Chamo-me Pequeno Polegar. Gosto de escrever e desenhar sobre as coisas que me acontecem. Esta é a minha história. Nunca a esquecerão». A história do Pequeno Polegar magnificamente revisitada sob a forma de um diário secreto."
Texto extraído e adaptado da sinopse da obra "Diário secreto do Pequeno Polegar"

Título: Phineas e Ferb: Candace perde a cabeçaAutor: adapt. Helena MayerAssunto: Literatura estrangeira -- romance de aventurasCota: FJ LE(RA) MAYE-H. phi"O Phineas e o Ferb sabem que todos os dias são especiais, mas os aniversários são a desculpa perfeita para extravagâncias ainda maiores! Estão determinados a fazer esquecer o último aniversário da Candace e planeiam um presente do tamanho de uma montanha... Depois, por pouco não se esquecem do aniversário da mãe! Porém, no último minuto, congeminam uma surpresa que faria as delícias de todos os pais."
Texto extraído e adaptado da sinopse da obra "Phineas e Ferb: Candace perde a cabeça"

Título: Antologia poéticaAutor: Cesário VerdeAssunto: Literatura portuguesa -- poesiaCota: FJ LP(P) VERD-C. ant"Muito talentosamente, o ilustrador soube captar nesta obra a extraordinária plasticidade poética de CESÁRIO VERDE (Lisboa, 1855 - Paço do Lumiar, 1886) cujos versos, prosaicos e impressionistas, concretos e sugestivos, retratem eles o amor ou a mulher, a cidade ou o campo, seus cenários de eleição, abriram caminho ao modernismo e ao neo-rrealismo, influenciando poetas como Pessoa, Mário de Sá-Carneiro ou António Nobre..."
Texto extraído e adaptado da sinopse da obra "Antologia poética"


Na próxima newsletter...   

Abril Livros Mil
Bebéteca-Bê de Bebé
Oficinas do Anis Estrelado
Bebéteca para Pais
Contos com Obra
Zona Jovem
Gerações Cruzadas
Acção de Formação Pesquisa no Catálogo BMFC
Sugestões de Leitura
E mais notícias...
2011 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.